sexta-feira, 30 de maio de 2008

O CICLO NATURAL DA CANNÁBIS:


l. ESCOLHER A SEMENTE
Aquilo que é fundamental neste processo é escolher uma boa semente em qualquer banco de sementes com garantia. Pode-se começar por distinguir:
indicas: folha larga verde pálida, plantas pequenas de menos de 120 centímetros. Pedra potente e sedativo. Exemplos: afegã, hindu kush.
Sativas: folha lanceolada e estreita de tom verde profundo, plantas grandes de mais de 100 centímetros. Pedra cerebral com efeitos estimulantes. Exemplos: thai, colombiana, nepalesa.
Híbridas: cruzamento entre indica/sativa, folha estreita ou larga de cor variável, já que têm características do pai e da mãe, plantas médias/pequenas de 120 a 150 centímetros. Resultado de cruzamentos genéticos e estabilizadas, asseguram um cultivo bom. Pedra variável segundo relação genética indica/sativa. Exemplos: skunk, Northern Lights, Shiva Shanti e a grande maioria de variedades comerciais.

2. A GERMINAÇÃO Das sementes deve ser colocadas sobre uma bolinha de algodão bem empapada de água, que deve ser depositada num pires de café, para que a humidade se mantenha. Poucos dias depois, as sementes abrir-se-ão deixando ver um ponto branco de raiz; nesse momento, deve-se pôr a semente em terra, com a raiz para baixo, a um centímetro de profundidade e tapá-la ligeiramente com a mesma terra. Depois disto, erguer-se-á um longo pescoço com um par de folhas falsas seguídas pelo primeiro par real. Estas terão de 3 a 11 pecíolos, embora o mais comum seja de 5 a 9 pecíolos por folha. Enquanto isto ocorre, podemos preparar um local para semear ad hoc, com uma bandeja ou uns copos de plástico (sempre com orifícios para escoar a água da rega); prepara-se uma mistura de terra muito porosa misturada com areia, para que as sementes germinadas possam enraizar facilmente. Numa semana a planta terá 2 ou 3 pares de folhas.

Durante os primeiros estádios, a planta vai precisar de água cada 2 ou 3 dias; na medida do possível, é preciso proporcionar-lhe uma humidade alta e constante (por exemplo, com papel celofane à volta do vaso e pulverização com água), pelo menos 6 horas de sol directo e mais de 7 horas da máxima claridade possível, isto é, um total de mais de 13 horas de luz (ver tabela de horas de escuridão, aproximadamente, da península). Usualmente, costuma-se plantar em quarto crescente de Março ou Abril.
Deve-se regar cada 2-3 dias durante o ciclo de crescimento ou vegetativo. Quando a época da floração chegar, deve-se diminuir o ritmo de rega para um regime de 5 em 5 dias.

HORAS DE ESCURIDÃO

. ÁGUA, HUMIDADE. Luz
.

ILUSTRAÇÕES: DO MANUAL DE AUTO CULTIVO DA ARSEC.

1 Mar 1 Abr 15Abr 1 Mai 21 Jun
12.44 11.2 10.27 9.55 8.43
1 Ago 1 Set 15 Set 1 Out 15 Out
9.34 10.52 11.31 12.27 12.55




Nenhum comentário: