Cannabis ou Cânhamo

UMA PLANTA MULTIFACETADA.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Cannabis ou Cânhamo

Postado por Mercedes às 04:42
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

cannábis, REVISTA CONSULTADA. CÂNHAMO (WWW.CÂNHAMO.NET)

Arquivo do blog

  • ►  2012 (3)
    • ►  outubro (2)
    • ►  agosto (1)
  • ▼  2008 (15)
    • ►  junho (2)
    • ▼  maio (13)
      • DENTRO DA LEI.
      • POLICIA JUDICIARIA.
      • O CICLO NATURAL DA CANNÁBIS:
      • (CÂNHAMO)
      • O Cânhamo ajuda o homem.
      • A planta em si, é das mais bonitas, e decorativas.
      • Informação sobre a planta. (Cannabis sativa )
      • cannábis, planta maravilhosa e proibida.
      • O cânhamo participou nos descobrimentos.
      • Cultivo do cânhamo
      • Cânhamo ou cânhamo industrial é o nome que recebem...
      • Como ler uma caixa taxonómica
      • Cannabis ou Cânhamo

CURIOSIDADES DO CÂNHAMO

O cânhamo contra as lagartas das couves

Para livrar as couves e outras plantas hortenses de serem roídas pelas lagartas, aconselha a “Revue Horticole” semear o cânhamo* nas hortas, em volta dos canteiros onde se cultivam aquelas plantas.
O cheiro desagradável que exala o cânhamo parece que faz afugentar aquela praga, que tantos estragos causam nas couves, repolhos e outras plantas das hortas.

Jornal Horticolo-Agricola, Dezembro de 1906

Curiosidades

Curiosidades
A imagem vende, CD DE UMA BANDA.

CANNÁBIS

CANNÁBIS
MACHO

CANNÁBIS

CANNÁBIS
FÊMEA

CURIOSIDADES DO CÂNHAMO

NAS LOJAS DE PÁSSARO, AS SEMENTES DE CÂNHAMO, PODEM SER ENCONTRADAS. Se quiseres plantar cânhamo legal, de um modo rápido, podes ir a uma loja de pássaros, vende-se cânhamo em semente separada, normalmente para os canários cantarem melhor. Numa mistura normal de canários são as sementes mais grossas que estão na mistura.

Pontos de vista

Por que é proibido?
http://observa.blog.com/2604013/
curiosidades, que dão o que pensar.

A Marcha da Maconha

A Marcha da Maconha, pela liberalização.
No Brasil.
http://www.marchadamaconha.org/blog/

FEIRA DO CÂNHAMO EM PORTUGAL.


Duas semanas depois da marcha pela legalização da Cannabis (planta na qual é feita a maconha), abriu-se esta sexta-feira [16/05/08] no Porto (Cidade portuária em Portugal) a Feira do Cânhamo
Os visitantes que forem, durante este fim-de-semana, ao Mercado Ferreira Borges poderão visitar vários estandes, portugueses e internacionais. Em exposição, e venda, está uma diversidade de produtos feitos a partir da maconha como: cerveja, roupa, chocolate e também livros sobre o tema.


A ideia da feira surgiu através de Carla Fernandes no verão do ano passado quando conversava com uma amiga espanhola. As duas visitaram várias feiras pela Europa, em países como a Espanha, a Holanda e a Suíça, onde convidaram a grande parte dos expositores presentes no Mercado Ferreira Borges.

A responsável pela feira explicou ao Jornal Portugal Diário que o uso da maconha como matéria-prima recorda ao tempo dos Descobrimentos. A planta era usada na fabricação das velas dos navios portugueses, já que se trata de “uma matéria-prima muito resistente”. Confira em:

http://my.opera.com/Ricardo%20Belfiglio/blog/index.dml/tag/Portugal

Discreto gosto pelo cânhamo


CURIOSIDADES E HISTÓRIAS.

O antropólogo

pernambucano Gilberto Freyre, em um livro publicado em 1937 e há pouco reeditado no país, Nordeste, dizia que, no Brasil de outrora, a cana-de-açúcar, cultura sazonal que ocupava o colono por no máximo duas estações, deixava um imenso tempo livre para outro cultivo, o do ócio. Curiosamente, pondera Freyre, não passou pela cabeça da maior parte dos empenhados colonos que o tempo não consumido com a cana poderia ser usado de maneira produtiva, plantando-se arroz e feijão, por exemplo. Ao contrário, em paralelo ao plantio da cana, o colono resolveu dedicar-se a produções voltadas para o devaneio, para o escape: a indústria da aguardente, produto do agrado de todos; a cultura do tabaco, artigo indispensável para preencher as infindáveis tardes de calor e enfado dos senhores; e a cultura do cânhamo, da maconha, erva apreciada pelos pretos e pela gente pobre, gente que precisava, digamos, relaxar, pois, afinal, eram “os pés e as mãos do senhor de engenho”.

http://blog.controversia.com.br/2007/08/02/discreto-gosto-pelo-canhamo/



CURIOSIDADES DO CÂNHANHAMO

Informação Essencial sobre o Cânhamo

O Cânhamo é uma das primeiras plantas a ser cultivada pelo homem há mais de 10.000 anos. Foi a primeira fibra têxtil a ser usada. Cresce de forma natural, não precisa de pesticidas nem herbicidas e proporciona o azoto que a terra necessita para se tornar mais fértil. Uma das fibras mais longas e mais produtivas da natureza. É 30% mais resistente do que o algodão, possui um grande poder de absorção (de 20 a 30% do seu peso); não se deteriora, é anti-estática, reflecte mais de 95% dos raios UV; resiste ao mofo e aos micróbios, por isso recomenda-se a quem sofra de alergias ou intolerâncias; possui um óptimo poder isolante. A semente de cânhamo é única no reino vegetal! O seu perfil de proteínas e gorduras é o mais completo, e ideal para a nutrição do corpo humano. Nenhuma outra planta, nem mesmo a soja, se compara ao cânhamo na sua variedade e equilíbrio de benefícios nutritivos, tornando-o a principal fonte de alimento ideal do Mundo. Os ácidos gordos essenciais (AGE) são importantes e devemos comê-los porque o nosso corpo não os fabrica. O cânhamo é a melhor fonte de AGE não só porque tem o total de AGE mais elevado de qualquer óleo de semente (80%), mas também porque a proporção de AGE é considerada a melhor para o equilíbrio da saúde humana. Os AGE baixam a pressão arterial e ajudam os músculos a contrair, a regular o ácido do estômago e a temperatura do corpo. Os AGE são também necessários para o funcionamento normal do sistema reprodutivo, regulação de hormonas e para quebrar os depósitos de colesterol nas artérias.

ver informações e curiosidades.


http://www.canhamo-pt.com/shop/index1.html

CANNÁBIS AJUDA MÉDICOS

Monday, 27 October 2003

Cannabis ajuda tratamentos médicos
Esta é uma das melhores notícias do ano e só é pena que não tenha a certeza se será aprovada no Parlamento... Aqui vai:
«O Bloco de Esquerda pretende que a cannabis possa ser utilizada no tratamento de doenças terminais e dores crónicas, segundo prescrição médica, e apresentou um projecto de lei nesse sentido.
Em Portugal, a utilização recreativa da cannabis, seja sob a forma de marijuana (as extremidades secas da planta) ou haxixe (resina recolhida das flores e folhas superiores), deixou de constituir um crime e passou a contra-ordenação, com aplicação de penalizações.
No preâmbulo do projecto de lei apresentado em Lisboa, o Bloco de Esquerda (BE) sustenta que a iniciativa "em nada modifica o actual regime legal de produção e consumo de drogas para efeito recreativo" mas visa defender a "possibilidade da utilização terapêutica da cannabis".
E recorda que "com algumas diferenças de metodologia, o uso medicinal da cannabis já se encontra regulamentado em vários países".
É o caso do Canadá – em que 642 pacientes estão autorizados a possuir a substância para fins terapêuticos –, de seis estados dos Estados Unidos da América e da Holanda, em que a venda da cannabis em farmácias, mediante receita médica, foi autorizada a partir de Setembro deste ano.
O BE admite que o "consumo prolongado da cannabis possa produzir efeitos secundários à saúde de alguns consumidores", mas contrapõe que, citando um relatório do senado canadiano sobre a matéria, "os efeitos a longo prazo do consumo da cannabis, mesmo que efectuado numa base regular, são limitados".
De acordo com a proposta do BE, a utilização terapêutica da cannabis seria autorizada em doenças terminais, cancerígenas, infecção por HIV, esclerose múltipla, acessos de epilepsia e no caso de dores extremas graves associadas a formas extremas de artrite e outro tipo de patologias.»




http://www.angelfire.com/rebellion/canhamo/canhamo/index.blog?start=1075218784

Cannabis no parlamento

Monday, 24 November 2003

Cannabis no parlamento
Numa nova iniciática do Bloco de Esquerda, a cannabis apareceu novamente no parlamento português pela mão de um projecto de lei para a legalização do comércio controlado de "haxixe" e "erva" (marijuana).
Seguindo o exemplo holandês, este projecto defende a separação de drogas leves e drogas duras (até que enfim!), permitindo que estes novos estabelecimentos vendam (nunca utilizando publicidade), quantidades para consumo individual até um máximo de 30 dias.
Por outro lado, vem hoje a público a afirmação do bastonário da Ordem dos Médicos, que diz aplaudir qualquer medicamento que reduza a dor dos pacientes, incluído a cannabis, que já é motivo de pesquisa por empresas farmacêuticas, embora o seu uso continue interdito em Portugal.
Também o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Aranda da Silva, aplaudiu estes novos e inovadores medicamentos, salientando que os estudos concluem que a cannabis é um aliviador da dor e pode evitar náuseas, mas tem de ser usado de forma regulamentada pelos médicos.
Em diversos países, como o Reino Unido, Canadá, alguns estados dos EUA, e claro na Holanda já são utilizados diversos medicamentos baseados nos princípios activos da cannabis.

http://www.angelfire.com/rebellion/canhamo/canhamo/index.blog?start=1075218784

Cannabis e a beleza.

Conheça as aplicações da maconha na cosmética




A planta Cannabis ou cânhamo possui múltiplas propriedades e utilidades. Entre elas, tem alto poder hidratante, o que a torna um ingrediente ideal para os cosméticos.

O cânhamo é originário da Índia e da Ásia Central e foi levado à Europa nos princípios do século XVI. Foi utilizado para a fabricação de muitos artigos como papel, cordas, tecidos, medicamentos e pinturas. Por suas utilidades medicinais, pela resistência de sua fibra e o óleo de sua semente, o cultivo industrial do cânhamo não deveria desaparecer.

Cânhamo X maconha - As propriedades do cânhamo em grau industrial são muito diferentes das da cannabis ou maconha, variedade de autocultivo da planta Cannabis sativa.

As propriedades psicoativas, que normalmente se relacionam com o uso da maconha, derivam das folhas e dos galhos, sempre cultivadas clandestinamente.

Enquanto que no cultivo industrial do cânhamo se utilizam o talo, rico em fibras e as sementes, ricas em óleos graxos essenciais.

Óleo de cânhamo para pele seca

Da semente prensada do cânhamo se obtém um óleo que a empresa de cosméticos The Body Shop utiliza como ingrediente central em sua linha de beleza.

Essa linha, criada em 1998, sempre esteve envolvida em controvérsias e chamou a tenção por sua originalidade e eficiência. A linha é dirigida a pessoas com a pele seca, para ser usada habitual ou temporariamente.

Redacção Terra

ver:

http://www.terra.com.br/mulher/beleza/2001/11/14/006.htm

Tema Marca d'água. Tecnologia do Blogger.